Perguntas Frequentes sobre o Startup Weekend Belém

by

Olá amigos do #SWBelem!

Estamos recebendo muitos emails com dúvidas sobre o formato do evento, público alvo, inscrições, etc. Assim, criamos este primeiro FAQ.

O que é o Startup Weekend ?

Segundo o slogan do evento:

No Talk, All Action. Launch a Startup in 54 hours. 

Este evento internacional, criado no Vale do Silício, são reunidos empreendedores, designers e hackers em tecnologia para desenvolver nas 54 horas de evento um novo negócio, ou seja, uma nova startup.

As palestras são apenas pontos de apoio para instrução e motivação aos participantes. O foco principal é no desenvolvimento das atividades práticas com acompanhamento pelo mentores.

Qual é o formato do evento?

100 potenciais empreendedores com perfis de tecnologia, negócios e design apresentam as suas ideias de negócio na sexta-feira à noite e formam times para trabalhar durante todo o fim de semana para criarem um novo negócio. Com o tempo de sexta a noite a domingo a noite, temos as 54 horas necessárias para criar um startup durante o evento.

No sábado, os times terão apoio de mentores, especialistas e empreendedores de sucesso, que ajudarão no desenvolvimento dos projetos.

A ideia de negócio será apresentada aos jurados, no domingo, que darão feedbacks e sugestões aos empreendedores. Ganha quem conseguir desenvolver uma ideia com um modelo de negócio interessante e criar mais durante o fim-de-semana.

Ganha o quê? A equipe ganhadora ganha viagem e hospedagem para parte da equipe no BRAPPS 2014, que acontece duas semanas após o SWBelem!

Quem pode participar do Startup Weekend Belém?

O evento tem três públicos principais: desenvolvedores (qualquer pessoa apta a escrever código), designers (pessoas que consigam desenhar interfaces) e audiência de negócios (gerentes, administradores, especialistas em finanças).

Esta divisão tem o principal objetivo de tornar os times que serão formados homogêneos em termos de perfil de participantes.

Posso comprar ingresso apenas para um dia específico do evento?
Não. Este evento possui uma dinâmica que segue desde sexta a noite até domingo e com atividades intensamente práticas e acompanhadas pelos nossos mentores.

Se faltar um dia, ainda é possível acompanhar as atividades com os grupos. Porém o recomendado é se disponibilizar a participar em todos os horários disponíveis para imersão na criação das startups.

Não tenho uma ideia de negócio, posso participar do evento?

Claro. Você poderá escolher as ideias de outros participantes que mais gostar e se juntar a um dos times.

Que tipos de projetos são aceitos?

O Startup Weekend incentiva que seus participantes criem negócios web ou mobile. É um requisito também que os projetos estejam no estágio de ideia. O evento é para novas ideias. Não serão aceitos projetos já iniciados.

Será fornecida alimentação?

O evento fornecerá um coffee break na sexta; café da manhã, almoço, coffee break e jantar no sábado e café da manhã, almoço e coffee break no domingo. Para aproveitarmos melhor o tempo, todas as refeições serão feitas no próprio local do evento.

Vi que haverá atividades em equipe. Precisamos levar amigos ou as equipes serão formadas no dia?

As formações de equipes e idéias acontecem no local, venha com o seu computador e muita sede de fazer novas startups.

Os pitches na sexta-feira à noite serão no formato “pitch-fire”, ou seja: o empreendedor que tiver uma ideia terá somente 60 segundos para conquistar a plateia. Não haverá apoio de apresentação. Após os pitches, cada participante vota nas 3 ideias que mais gostou.

As ideias mais bem votadas são selecionadas para a formação de equipes. Se a sua ideia não for selecionada, tudo bem. Você deverá procurar uma equipe para fazer parte. Se a sua ideia for selecionada, você terá de recrutar outros participantes que querem participar no desenvolvimento e querem ver o seu produto no ar.

Esta é uma maneira ágil de formar times. Ou seja, não é uma forma de excluir participantes. A partir disso, os times estão formados e é hora da mão na massa!

Posso levar minha atual startup para o Startup Weekend Belém?

Não, o evento é para novos projetos. Entretanto, se você já tem uma startup, recomendamos que você leve seu time para participar do ambiente, aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

Como funciona propriedade intelectual no evento?

Não se preocupe, sua ideia não será roubada. Na verdade, você encontrará sócios e/ou parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizar a ideia como companhia no futuro.

O que preciso levar para o evento?

Ingresso impresso, Laptop (essencial para trabalhar), Cartões de visita (networking!), Modem 3G (caso possua), Cabos de rede, Extensões de tomada/multiplicadores (aka “T”), Adaptadores de pinos para tomada.

Teremos também WIFI disponível durante todo o evento.

Organização do #SWBelem

Parte deste conteúdo foi aproveitado dos colegas do SWFloripa.